Posso ser funcionário público sendo libertário / liberal?


Muita gente tem essa dúvida, então vão aí 6 pontos para respondê-la:

1- Você deixar de ocupar o cargo público não fará ele desaparecer. Apenas será ocupado por outro. Sua recusa não vai aumentar nem diminuir o estado;

2- Essa outra pessoa que entraria é, em tese, menos capacitada que você (afinal ela teria ficado fora das vagas): ao assumir a vaga, você está preenchendo o estado com pessoas mais eficientes que poderão prestar um serviço melhor. Isso é bom para o público;

3- É melhor encher o serviço público de liberais que se sentem culpados e tentam ser o mais eficientes possível do que de estatistas que se acham no direito de serem folgados e burocráticos;

4- Se o seu cargo consistir basicamente em seguir regras inúteis e burocráticas que atrapalham a vida das pessoas, a não ser que você pretenda trabalhar sabotando esse sistema, então é mais coerente procurar um cargo cujas atividades sejam equivalentes ao que você faria se fosse na iniciativa privada (a maioria dos cargos desempenha atividades assim, como ser atendente bancário, professor, bibliotecário...);

5- Você pode, no mínimo, contribuir para o estado não aumentar, mesmo sendo servidor público: Se você entrar no serviço público e propuser formas de executar o trabalho de forma mais eficiente, a quantidade atual de funcionários vai desempenhar o trabalho com folga - já que funça nunca é demitido - mas isso significa que não haverá motivos para os chefes ficarem requisitando mais servidores. Ou seja, você fez sua parte para o estado não crescer. 

6- Só, por favor, não vá aderir a greves no serviço público. Se está insatisfeito com a remuneração, troque para um emprego que te pague o que você julga que seu trabalho vale, oras.

Um comentário:

  1. Tenho esse problema. Trabalho em uma Câmara Municipal. Na época que fiz o concurso já tinha uma visão mais Liberal meio nacionalista. Estava desempregada cansada de ficar emprego até mesmo por que estava depressiva e com a autoestima baixa e fazendo um Curso de Áudio e Vídeo. Arrisquei pra uma vaga que teria tudo a ver com o Curso que estava fazendo, bem na minha área. Pensei também em aprender como uma Câmara funciona pois tinha o desejo de algum dia, com coragem, me candidatar. Já tive a minha escola de Livre iniciativa, trabalhando como autônoma panfletista divulgadora na rua mesmo. Quando fui chamada pra Câmara, já estava com o pé entre o Liberalismo e o Libertarianismo. No tempo que estive aqui essa certeza libertária só foi aumentando. Hoje me considero libertária, mas....estou aqui. Querendo sair e criar meu empreendimento online. Mas não quero ganhar a metade do que ganho tendo ainda que deixar o Estado levar mais 8 a 11% de imposto sobre ele. Afff. Aqui, me levam 11% de imposto do FGTS Previdência, mas nem fico revoltada pois é roubo, do roubo do roubo, então...Mas na Livre Iniciativa...ai não né! Aí o problema é conseguir trabalhar sem deixar o Estado levar o meu privado. Aqui dentro vou debatendo com meus colegas e os convencendo aos poucos ao menos deixarem a esquerdice excessiva de lado e já vão sabendo sobre o Libertarianismo e como é incoerente defender ética enquanto é favorável a concursos públicos e ao Estado Moderado (como um dos meus colegas é favorável)...Se eu conseguir sair daqui com alguém convertido, já saio no lucro, rsrsr. E minha dúvida sempre foi como sair daqui sem sair "endividada" moralmente com as pessoas que estão sendo roubadas e sustentando meu salário? Se eu fizer um esforço pra que o Plenário tenha transparência isso favorece a visão de "Estado eficiente" ou desfavorece políticos, já que os mesmos estarão mais expostos? Estou me esforçando aqui pra fazer câmeras digitais filmadoras serem compradas com o menor custo possível através de compra direta, para ser usada em plenário até para transmissões ao vivo. Mas nem o pedido posso usar isso como justificativa se não barram, então, estou discretamente fazendo o pedido de câmeras digitais que de pra usar com esse intuito. O que acham? Contribuo com o Estado nisso, ou contribuo para futuramente o desfavorecer?

    ResponderExcluir