Ética e direitos animais - Índice


Nesta série de artigos investigaremos as teorias libertárias mais usadas para negar direitos a animais, verificando se elas realmente se sustentam.

Uma analise do argumento jusnaturalista em geral, com o capítulo 21 do livro "A Ética da Liberdade" do Rothbard respondido ponto a ponto.

A demonstração de que a exigência de "capacidade argumentativa" para titularidade de direitos é infundada, tanto pela teoria da Ética Argumentativa, de Hans-Hermann Hoppe, quanto pelo argumento finalístico da propriedade (como defendido por Alexandre Porto).

Relacionado: Hans-Hermann Hoppe vs Luiz Fabrette - Sobre Ética Argumentativa e não-argumentadores


Complementando o post anterior, investigamos alguns conceitos como o de Ação, Uso e Controle Direto, que nos levam a efetivamente propor um argumento em prol dos direitos dos animais, demonstrando que se a Ética Argumentativa é válida, então a não-agressão a animais é obrigatória. 

Ética e direitos animais (4) - Resposta a Molyneux
Uma resposta aos argumentos feitos por Stefan Molyneux, na sua teoria do Universally Preferable Behaviour (UPB). Versão em inglês: Ethics and animal rights (4) - Response to Molyneux

Ética e direitos animais (5) - A premisa sobrevivencialista
Ponderações sobre a premissa de que a ética teria algum compromisso com a sobrevivência humana, e suas implicações.

Ética e direitos animais (6) - Contratualismo
Comentando a ideia de que, se direitos são fruto de um pacto, então eles só se aplicariam àqueles capazes de fazer pactos. Traz também uma comparação entre a visão de uma ética subjetiva, como a contratualista, e uma visão objetiva.

Ética e direitos animais (7) - Os incapazes humanos
O caso dos argumentos que também implicam na inexistência de direitos de incapazes humanos, e a análise dos métodos usados para tentar desfazer essa implicação.

Ética e direitos animais (8) - Direitos, Deveres e Reciprocidade
Uma análise da ideia de que apenas seres capazes de deveres têm direitos e a apresentação de uma espistemologia Ética correta com base nos conceitos de agente moral e paciente moral.

Ética e direitos animais (9) - A "prova" de Paulo Kogos
Avaliação do argumento proposto por Kogos para provar a inexistência de direitos animais tanto num mundo sem ética quanto no de uma ética transcendental.

Respostas a todas as demais questões, que não sejam relativas à esfera da Ética, levantadas por libertários na discussão dos direitos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário